Conhecendo as Montanhas Rochosas de um jeito diferente

As Montanhas Rochosas, ou Rocky Mountains, são uma cadeia de montanhas que fica na América do Norte, mais precisamente entre os EUA e Canadá. Mais de 4.800km de altas montanhas, desde British Columbia, no Canadá, até o estado do Novo México, nos EUA.

Quando as montanhas chegam no estado americano do Colorado os picos começam a ficar mais altos, lugar ideal para quem adora esportes de inverno, como snowboard e esqui. Com um destaque especial para as estações de esqui de Aspen e Vail.

A parte canadense das Montanhas Rochosas também é muito valorizada durante o inverno, porém é durante o verão que os lagos, provenientes das geleiras, ficam com um tom de azul turquesa, garantindo um cenário perfeito entre as montanhas, as árvores e os lagos.

4 parques nacionais protegem as montanhas, que são tombadas como patrimônio da humanidade pela Unesco. O maior de todos os parques é o de Jaspen, já o mais famoso é o de Banff, onde fica o belo Lake Louise, seguidos dos parques de Kootenay e Yoho.

montanhas rochosas 3
Lago Louise com suas águas transparentes.

Com toda a certeza, as Montanhas Rochosas possuem grande parte das paisagens mais bonitas do mundo. Por isso, separamos algumas dicas pra conhecer essas paisagens de um jeito diferente:

 

Clima

A temperatura média nas montanhas é de 6 °C. No inverno os termômetros podem marcar facilmente -14 °C e as chuvas aumentam. Essa é a estação mais úmida e fria, indicada apenas para aqueles que buscam os esportes de neve.

O verão é mais quente e seco, com uma temperatura média de 15°C e sensação térmica na casa dos 25°C.

O outono e primavera são as estações mais indicadas para viajar às Montanhas Rochosas. Nesses períodos o clima está mais ameno e a concentração de turistas é bem menor.

montanhas rochosas 2
Durante o inverno a neve toma conta das montanhas.
Hospedagem

Uma opção mais econômica, e com a mesma qualidade dos outros centros hoteleiros, é Canmore, que fica a 25km de Banff. Mas é bom se planejar bem, pois Canmore geralmente fica no meio dos roteiros mais comuns, portanto é necessário considerar outras opções.

 

Tempo

Todos os 4 parques nacionais oferecem muitas atrações aos turistas, principalmente se o clima for favorável. A dica é reservar no mínimo 10 dias para aproveitar os parques, ainda mais se a ideia é praticar atividades na natureza, como caminhadas e mergulhos. Caso atividades ao ar livre não faça o seu tipo, o tempo pode diminuir para 7 ou até 5 dias.

montanhas rochosas 1
Reserve um tempo para praticar atividades nos parques.
Passeio

Existem várias opções de passeios pelas Montanhas Rochosas, entre eles o trekking e o aluguel de carros são os mais comuns. Caso o objetivo seja uma viagem com mais luxo, é possível também viajar em um helicóptero ou jatinho privado pela região dos parques nacionais. Empresas como a Chapman Freeborn oferecem fretamento de pequenas aeronaves para fins turísticos, com destinos a diversos países.

 

Aeroportos

Os aeroportos mais próximos dos parques de Jasper e Banff ficam nas cidades de Edmond e Calgary. É importante considerar os roteiros utilizando esses aeroportos como base para a locomoção.

 

Dicas rápidas
  • Em Lake Louise, as principais atrações são o lago que dá nome à cidade, o Lago Louise e o Lago Moraine;
  • Leve comidas rápidas, como barras de cereais, bolachas, frutas e tome bastante água. Dependendo do seu roteiro, o consumo é muito grande;
  • Anote ou imprima o seu roteiro e carregue-o sempre. O sinal de celular não funciona muito bem na região das montanhas, principalmente entre as cidades de Banff e Revelstoke;
  • Carregue também os mapas dos circuitos e dos parques. Eles também podem ser muito úteis em algumas situações;
  • Programe-se para acordar cedo e aproveitar a luz do dia, principalmente se sua viagem acontecer nos meses de outono e inverno, quando os dias são mais curtos;
  • Se a viagem for durante o verão e a ideia seja alugar um carro, procure reservar o veículo com a maior antecedência possível. Nessa época os carros costumam se esgotar muito rápido. Considere sempre reservar um carro com no mínimo 3 semanas de antecedência;
  • Não se esqueça de fazer um seguro viagem que cubra esportes e atividades na natureza.
COMPARTILHAR

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO