5 destinos na Bahia que merecem uma visita

Geralmente, quando alguém pensa em viajar à Bahia, logo vem na cabeça as praias de Porto Seguro ou o agito dos carnavais de Salvador. Porém, o maior estado do nordeste brasileiro tem muitas outras cidades repletas de atrações históricas e belezas naturais, que na maioria das vezes nem passam perto dos roteiros de viagem.

O maior erro é pensar que essas cidades possuem pouca infraestrutura por serem pequenas ou afastadas dos grandes centros. Na verdade, muitas delas buscam no turismo uma das maiores fontes de receita, oferecendo boa rede hoteleira, guias especializados e boa estrutura de apoio à todo tipo de viajante. Nada que se comparem aos destinos mais caros do mundo, mas que oferecem opções para todos os tipos de orçamentos.

 

Praia do Forte
praia do forte
Destaque para a cor do mar na Praia do Forte.

Localizada no município de Mata de São João, 80km distante de Salvador, esse local era o vilarejo de pescadores próximo ao castelo erguido pelo dono da Capitania Hereditária da Bahia.

Além das incríveis belezas naturais de suas praias, é possível visitar as ruínas do Castelo de Garcia d’Ávila e conhecer melhor a história da Praia do Forte e da Bahia. Na região também há uma sede do Projeto Tamar, onde é possível conhecer o incrível trabalho de preservação das tartarugas marinhas, e também o Instituto Baleia Jubarte, um dos centros do projeto que mantém bases de pesquisa, educação ambiental e outras atividades ligadas à preservação de mamíferos aquáticos.

Considerado um dos destinos mais disputados do litoral baiano, a Praia do Forte tem uma grande estrutura turística, com hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanatos.

 

Lençóis
Gruta da Pratinha, na Chapada Diamantina.
Gruta da Pratinha, na Chapada Diamantina.

Cravada bem no meio da Chapada Diamantina, o município de Lençóis foi eleito diversas vezes como um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil e também como o melhor destino ecoturístico do Brasil.

Após a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o número de visitantes vem aumentando a cada ano, fazendo com que as inúmeras cachoeiras, cavernas e lagoas da região sejam cada vez mais disputada entre os amantes da natureza.

Em 1973, Lençóis foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Nacional, o que incentivou o desenvolvimento do turismo na região. Hoje é possível encontrar uma excelente estrutura, com hotéis, pousadas, campings, bares, restaurantes e empresas de turismo de aventura.

 

Ilhéus
Catedral de São Sebastião com o mar ao fundo.
Catedral de São Sebastião com o mar ao fundo.

Dona do maior trecho do litoral baiano, Ilhéus é uma cidade rica e desenvolvida, dona de um porto que já foi considerado o mais importante do país. Conhecida mundialmente por ser palco dos romances de Jorge Amado, a cidade também é conhecida como a capital turística da Costa do Cacau.

Algumas fazendas produtoras de Cacau da região, oferecem visitas guiadas onde é possível conhecer o processo de cultivo do fruto e também apreciar diversos tipos de chocolates finos e artesanais.

Além das praias paradisíacas, a região conta com uma enorme quantidade de patrimônios históricos e religiosos, instituições culturais e povoados, que tornam Ilhéus em um destino obrigatório pra quem visita a Bahia.

 

Juazeiro
Pôr do Sol no Rio São Francisco.
Pôr do Sol no Rio São Francisco.

Localizada às margens do Rio São Francisco, Juazeiro forma o maior aglomerado urbano do semiárido, junto com a cidade pernambucana de Petrolina.

Conhecida como o “oásis do sertão”, a cidade recebe cada vez mais investimentos destinados ao desenvolvimento turístico na região dos Lagos do São Francisco.

A principal atração da cidade está no Velho Chico, com destaque para as atividades na orla fluvial e suas belas falésias. Além das lindas paisagens que o contraste entre o rio e o sertão proporcionam, é possível visitar vinícolas e praticar esportes radicais, como o Bungee Jump nas pontes do Rio São Francisco.

 

Morro de São Paulo
As belas e tranquilas praias do Morro de São Paulo.
As belas e tranquilas praias do Morro de São Paulo.

Repleta de praias com águas cristalinas, disputadas por turistas do Brasil e do mundo, o povoado de Morro de São Paulo está localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu.

Com uma estrutura turística que vem se fortalecendo a cada ano, Morro de São Paulo conta com bons hotéis e pousadas, além de restaurantes típicos e uma noite bem agitada.

A principal atração da região é o contraste entre as belas praias e a natureza quase intocada, típica da Mata Atlântica. Atualmente, Morro de São Paulo vem se firmando como um dos destinos turísticos mais visitados do nordeste brasileiro.

COMPARTILHAR

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO