As 7 melhores praias do Paraná

O pequeno e estreito litoral do estado do Paraná é dividido basicamente entre as cidades da baía de Paranaguá (Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba) e as cidades que realmente ficam de frente para o mar (Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba).

O litoral paranaense é conhecido por seus caminhos históricos, como a Estrada da Graciosa e a Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba que passam por uma das porções de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil.

Desde praias desertas até grandes cidades litorâneas, a pequena costa do Paraná proporciona à seus visitantes a possibilidade de  avistar os golfinhos e a pacata vida dos pescadores da região.

Nessa lista você confere quais são as 7 melhores e mais belas praias do estado do Paraná, escolhidas com carinho pelos nossos editores e leitores, e também pode conferir um mapa para se localizar e encontrar cada uma delas:

 

Praia da Fortaleza – Ilha do Mel
praia da fortaleza
Praia da Fortaleza, na Ilha do Mel.

Considerada uma das praias mais tranquilas da ilha, tem 4km de extensão praticamente desertos. Poucas pousadas simples estão instaladas na área, que é ponto de passagem para quem segue para a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Fica a cerca de 40 minutos de caminhada, ou a 10 minutos de barco, da Vila de Nova Brasília.

 

Caiobá – Matinhos
caioba
Praia de Caiobá, em Matinhos.

Uma das praias mais procuradas de Matinhos, o local é ideal para um agradável dia na praia. Seu visual simples com uma areia bem limpa,  águas quentes e claras, fica repleto de banhistas durante o verão. A infraestrutura também é boa, com bares e restaurantes que servem o melhor da culinária local. Assistir o pôr-do-sol dessa praia é um espetáculo a parte.

 

Praia das Encantadas – Ilha do Mel
praia encantadas
Praia das Encantadas, na Ilha do Mel.

Essa praia é dividida em duas praias distintas: a de fora e a de dentro. A praia das Encantadas de Dentro é um dos locais mais lindos da ilha, sendo o principal ponto de desembarque para a Gruta das Encantadas (que segundo a lenda abrigava sereias que atraiam os navios até os rochedos) e outras praias mais ao norte. Já a praia das Encantadas de Fora fica de frente para o mar aberto caracterizando-se pela natureza e praias selvagens.

 

Brejatuba – Guaratuba
brejatuba
Praia de Brejatuba, em Guaratuba.

Considerada o recanto de Guaratuba, o clima agradável dessa praia encanta os diversos turistas que chegam durante a alta temporada. É uma boa opção para aqueles que preferem lugares menos agitados. Conta com uma areia  fofa, mar agitado, águas claras e diversas casas de veraneio em sua orla. A infraestrutura no local ainda não é grande e essa praia não conta com quiosques ou comércio.

 

Praia de Leste – Pontal do Paraná
praia de leste
Praia de Leste, no Pontal do Paraná.

Essa é uma das praias  mais tranquilas do Pontal do Paraná. Conta com uma  areia clara, mar agitado e ótimas ondas, principalmente quando venta bastante. Suas águas transparentes é convite certo para um mergulho e para a prática de esportes como surf e kitesurf.

 

Balneário de Ipanema – Pontal do Paraná
ipanema
Balneário de Ipanema, no Pontal do Paraná.

Considerado um dos balneários mais urbanizados do Pontal do Paraná, é também um dos destinos mais procurados por banhistas para relaxar e tomar um bom banho de mar. Essa praia conta com uma larga faixa de areia, com mar agitado e águas cristalinas. O local também é muito frequentado por surfistas.

 

Praia de Fora – Ilha do Mel
praia de fora
Praia de Fora, na Ilha do Mel.

A Praia de Fora é uma das mais frequentadas durante os finais de semana, principalmente por surfistas. Localizada entre o Morro do Farol e o Morro do Joaquim, a praia tem aproximadamente 400 metros de comprimento e sua faixa de areia muda conforme as marés. Nos dois extremos existem diversas pedras e piscinas naturais que abrigam várias espécies marinhas. Nos dias de semana o local fica praticamente deserto.

 

Mapa

E aí, curtiu nossa lista? Então veja onde fica cada praia no mapa abaixo e trace sua rota até elas!

 

 

COMPARTILHAR

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO