As 7 melhores praias de Santa Catarina

O grande e expressivo litoral do estado de Santa Catarina pode ser dividido em 3 regiões, sendo elas: a região do litoral Norte catarinense, entre as cidades de Itapoá e Governador Celso Ramos, a região da Grande Florianópolis e a região do litoral Sul catarinense, entre as cidades de Garopaba e Passo de Torres.

A costa litorânea de Santa Catarina possui uma extensão de 561km com um relevo entrecortado, e é conhecida por seus grandes trechos de Mata Atlântica e seu rico patrimônio histórico, como a ilha de São Francisco do Sul, a cidade de Laguna e os antigos monumentos espalhados pela capital Florianópolis.

Desde praias desertas até grandes cidades litorâneas, a costa catarinense proporciona grandes experiências aos seus visitantes, como mergulhar em águas calmas e transparentes, avistar baleias, golfinhos e tartarugas, praticar esportes e também curtir um pouco da pacata vida dos pescadores da região.

Nessa lista você confere quais são as 7 melhores e mais belas praias do estado de Santa Catarina, escolhidas com carinho pelos nossos editores e leitores, e também pode conferir um mapa para se localizar e encontrar cada uma delas:

 

Lagoinha do Leste – Florianópolis
lagoinha de leste
Lagoinha de Leste, em Florianópolis.

Essa linda praia é completamente preservada e deserta, seu acesso é feito apenas através de trilhas ou por barcos. Com uma água bem agitada, essa praia conta com uma pequena lagoa entre a areia e os morros. Essa lagoa é formada pela água que se acumula das chuvas e pelas cheias da maré, dando o nome à esse pequeno paraíso.

A região compreende o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, com uma área total de 453 hectares de beleza exuberante e uma rica biodiversidade.

 

Praia do Rosa – Imbituba
Praia do Rosa, em Imbituba.
Praia do Rosa, em Imbituba.

Sem quiosques ou barracas de vendedores, essa praia impressiona pelo verde e pelos seus dois costões de pedra. Bem na parte central da praia fica a Lagoa do Meio, onde ficam as águas mais calmas e a maior concentração de banhistas. Nos extremos da praia as ondas são mais fortes, atraindo surfistas de todo o estado.

 

Praia da Ilha do Campeche – Florianópolis
Praia da Ilha do Campeche, em Florianópolis.
Praia da Ilha do Campeche, em Florianópolis.

A Ilha do Campeche possui uma das praias mais conhecidas de toda Florianópolis. Sua praia tem águas tranquilas com um tom de azul único e é ótima para a prática de mergulho com snorkel.

A partir da praia existem várias trilhas que levam os banhistas aos 10 sítios arqueológicos localizados na pequena ilha, onde é possível apreciar diversas pinturas rupestres.

 

Praia da Sepultura – Bombinhas
Praia da Sepultura, em Bombinhas.
Praia da Sepultura, em Bombinhas.

Uma praia com uma paisagem simplesmente paradisíaca. Suas águas transparentes e praticamente sem ondas fazem são ideais para o mergulho livre. Com aproximadamente 95 metros de extensão, a praia da Sepultura guarda beleza e lendas.

Os habitantes mais antigos da região contam que a praia passou a ser chamada assim pela suposta existência da sepultura de um escravo, que teria sido morto após uma briga no local, em 1840.

 

Praia Silveira – Garopaba
Praia Silveira, em Garopaba.
Praia Silveira, em Garopaba.

Considerada uma das melhores praias do país para a prática do surf, a praia Silveira é palco constante de campeonatos nacionais e internacionais. Obviamente seus principais frequentadores são surfistas, que lá encontram um belíssimo e selvagem cenário formado por ondas muito fortes, vegetação rasteira e enormes costões de pedra.

Seu acesso fica a cerca de 3km do centro de Garopaba.

 

Praia da Guarda do Embaú – Palhoça
Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça.
Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça.

Considerada um dos melhores locais para prática do surf, a Guarda do Embaú não é um reduto apenas dos adeptos desse esporte. Turistas de diversos lugares lotam a praia todo verão em busca dos cenários paradisíacos, como a Prainha e a Pedra do Urubu, duas atrações da região que são facilmente acessíveis por trilhas a partir da praia.

 

Mariscal – Bombinhas
Mariscal, em Bombinhas.
Mariscal, em Bombinhas.

Com 204 m de extensão, a praia de Mariscal tem areias brancas e águas cristalinas e é muito procurada por surfistas. O nome surgiu graças à grande quantidade de mariscos encontrados em seus costões. A vegetação de restinga extremamente bem preservada, cria uma paisagem única e aproxima ainda mais o turista à natureza.

 

Mapa

E aí, curtiu nossa lista? Então veja onde fica cada praia no mapa abaixo e trace sua rota até elas!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só praias lindas!! Adoro as praias de Penha também.. Tem para todos os gostos.. E adoro me hospedar na cidade.. Indico a Casa Mirian Santa Catarina, principalmente para turistas de fora, pois eles tem serviço de traslado do aeroporto de navegantes e o preço é muito bom!!

DEIXE UM COMENTÁRIO