As 7 melhores praias do Espírito Santo

O vasto e exuberante litoral do Espírito Santo pode ser dividido basicamente em 3 regiões, sendo elas: a região central, onde ficam as cidades de Vitória e Vila Velha; a região do litoral Sul, onde ficam as cidades de Guarapari e Anchieta e a região do litoral Norte, onde ficam as cidades de Linhares e Conceição da Barra.

A costa litorânea do Espírito Santo possui mais de 400 km de extensão e conta com muitas enseadas e baías protegidas por rochas, um relevo entrecortado por morros com trechos de Mata Atlântica e dunas com vegetações rasteiras, próximas da divisa com a Bahia.

Desde praias desertas até grandes cidades litorâneas, a costa capixaba proporciona grandes experiências aos seus visitantes, como mergulhar em águas calmas e transparentes, avistar uma incrível fauna marinha, praticar esportes e também curtir um pouco da pacata vida dos pescadores da região.

Nessa lista você confere quais são as 7 melhores e mais belas praias do estado do Espírito Santo, escolhidas com carinho pelos nossos editores e leitores, e também encontra um mapa para se localizar e encontrar cada uma delas:

 

Praia da Costa – Vila Velha
Praia da Costa, em Vila Velha.
Praia da Costa, em Vila Velha.

Localizada a cerca de  3 km do centro de Vila Velha, a Praia da Costa é uma das mais conhecidas e movimentadas do litoral capixaba e é também a preferida dos moradores da cidade. Suas águas transparentes possuem trechos com mar mais agitados e outros mais tranquilos, fazendo com que ela seja uma praia para todos os gostos.

 

Praia de Camburi – Vitória
Praia de Camburi, em Vitória.
Praia de Camburi, em Vitória.

Considerada a maior praia de Vitória e a única que está na parte continental da cidade, sua orla é bem movimentada. A praia possui diversas opções de lazer e os visitantes podem encontrar uma boa infraestrutura turística. Com suas águas claras e areia fina, a praia é ideal para famílias e banhistas.

 

Praia de Bacutia – Guarapari
Praia da Bacutia, em Guarapari.
Praia da Bacutia, em Guarapari.

As águas cristalinas e calmas da praia de Bacutia formam pequenas piscinas naturais durante os períodos de maré baixa, ideal para quem gosta de praticar pequenos mergulhos ou apenas relaxar. A praia de Bacutia também é conhecida por entrar na formação da chamada Enseada Azul, junto com Guaibura, Peracanga e Mucuna.

 

Praia de Manguinhos – Serra
Praia de Manguinhos, em Serra.
Praia de Manguinhos, em Serra.

Praia que abriga uma vila de pescadores, a praia de Manguinhos é formada pela união da praia da Enseada, praia dos Fachos e praia da Chaleirinha. Toda essa enseada é caracterizada por ter águas tranquilas, com recifes e rochas que contribuem para a formação de piscinas naturais em alguns trechos espalhados pela praia.

 

Praia de Castelhanos – Anchieta
Praia dos Castelhanos, em Anchieta.
Praia dos Castelhanos, em Anchieta.

Com uma extensão total de aproximadamente 2 km, a praia é completamente cercada por uma vegetação típica de restinga. A praia de Castelhanos é um verdadeiro paraíso e ideal para pessoas que gostam de águas calmas com pequenas ondas.

 

Praia de Itaoca – Itampemirim
Praia de Itaocá, em Itapemirim.
Praia de Itaoca, em Itapemirim.

Com  um mar calmo e transparente, areia fofa e branca, a praia de Itaóca é caracterizada principalmente por sua longa faixa de areia. É uma praia muito frequentada, sendo indicada para a prática de esportes náuticos, principalmente o iatismo, graças aos constantes ventos da região.

 

Praia das Virtudes – Guarapari
Praia das Virturdes, em Guarapari.
Praia das Virturdes, em Guarapari.

Localizada no centro de Guarapari, a praia das Virtudes é uma pequena enseada caracterizada por sua areia grossa e amarelada, e pelo lindo mar de águas cristalinas. Por estar praticamente cercada por rochas, a praia forma algumas piscinas naturais, onde é possível praticar mergulho livre.

 

Mapa

E aí, curtiu nossa lista? Então veja onde fica cada praia no mapa abaixo e trace sua rota até elas!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO