Brasília

Brasília é a sede do Governo Federal, fica localizada em meio ao Planalto Central do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Sua população passa dos 3,7 milhões de habitantes e é a quarta cidade mais populosa do Brasil e considerada a maior cidade do mundo construída no século XX.

 

É difícil encontrar um outra cidade no mundo que reúna tantas obras arquitetônicas em uma mesma vista. Praticamente toda pessoa que chega, principalmente de avião, consegue se localizar no Plano Piloto.

Mas a nossa capital federal é muito mais do que as construções ao longo do Eixo Monumental. Muitos desses monumentos guardam em seu interior, talvez, o maior tesouro que a cidade possui.

Pensando nisso, elaboramos nesse post uma série de dicas sobre o que conhecer e o que fazer na cidade.

 

Catedral Metropolitana de Brasília
Catedral Metropolitana de Brasília
Catedral Metropolitana de Brasília

Inaugurada em 1970, a Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Idealizada por Oscar Niemeyer, a catedral possui cerca de 2.000 m² de vitrais, recém-restaurados, pintados pela artista francesa Marianne Peretti e em seu interior também é ver uma réplica em tamanho natural da estátua Pietà, de Michelangelo, e a cruz de usada na primeira missa da cidade.

Uma curiosidade é que os vitrais mudam de cor de acordo com a luz do dia, então a dica é visitá-la em horários diferentes, apreciando melhor o ambiente.

 

Congresso Nacional
Congresso Nacional
Congresso Nacional

Todo brasileiro que se preze conhece a as duas torres e as cúpulas côncava e convexa, que representam o Senado e a Câmara dos Deputados (respectivamente).

O lugar é a sede do Poder Legislativo, sendo muito comum o visitante encontrar protestos e manifestações em seus imensos gramados.

Dentro do prédio é possível acompanhar as sessões plenárias nas duas casas, vendo os deputados e senadores em trabalhando (ou não). O tour também apresenta obras de artistas como Alfredo Ceschiatti,  Athos Bulcão, Di Cavalcante, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi.

 

Palácio da Alvorada
Palácio da Alvorada
Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente em exercício, e tem um dos passeios mais concorridos da cidade. O prédio também foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A segurança durante o passeio é muito rígida, ao entrar no ônibus que leva ao toru, todos os visitantes passam por revista pessoal e detectores de metal. A visita é de meia hora e no percurso estão grandes salas de reuniões, a biblioteca oficial, a capela, o jardim e a piscina.

 

Palácio do Planalto
Palácio do Planalto
Palácio do Planalto

Outra obra projetada por Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto é o lugar de trabalho do presidente. O melhor dia para o turista conhecer é domingo. Como não há expediente, é possível visitar as principais instalações, incluindo o gabinete presidencial.

Obras de arte também estão em todos os lados do palácio, incluindo o Rolls Royce presidencial.

 

Palácio do Itamaraty
Palácio do Itamaraty
Palácio do Itamaraty

Com uma fachada composta por arcos, o palácio se diferencia dos outrs prédios da Esplanada dos Ministérios. O projeto de Burle Marx e seu interior fica o maior hall sem colunas do mundo, com 2.800m².

O passeio conta com uma grande galeria de obras de arte, com peças de Maria Martins, Alfredo Volpi e Bruno Giorgi.

 

Uma das melhores maneiras de conhecer Brasília é através do ônibus panorâmico.

Em duas horas o turista passa por 22 pontos turísticos, como o Eixo Monumental, a Ponte JK , Palácio da Alvorada, Memorial JK, o Museu da República, a Catedral, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Praça dos Três Poderes. O áudio conta com 3 idiomas: Inglês, português e espanhol.

Nos finais de semana o ônibus oferece um passeio de barco integrado. Após o trecho de ônibus, um catamarã segue pela orla do Lago Paranoá e visita pontos como a Ermida Dom Bosco e o Pontão do Lago.

 

Enfim, Brasília é muito mais do que política e manifestações. A cidade conta com muita cultura, história, e o mais importante: Beleza.

 

Nossa viagem à Brasília foi um convite do Companhia de Viagem. Para ver todo conteúdo publicado nas redes sociais sobre essa viagem, utilize a hashtag #BSBMeuDestino

 

COMPARTILHAR

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO