18 atrações gratuitas para visitar em Amsterdam

Toda pessoa que visita Amsterdam já sabe que a cidade é uma das capitais europeias com o maior número de atrações. São monumentos, museus, passeios, parques, bares e diversas outras opções pra todo tipo de gosto.

O grande empecilho é que a maior parte dessas atrações são pagas e infelizmente muitas delas possuem preços bem salgados, fazendo com que alguns visitantes optem por visitar algumas e deixar outras de lado.

Pensando nisso, montamos essa lista com as 18 atrações que podem ser conhecidas de forma gratuita. Pra você programar sua viagem à Amsterdam e aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer.

amsterdam

 

Passeio de balsa pelos canais de Amsterdam

Ao todo são três opções que cruzam o rio e alguns canais, dois deles fazem um caminho curto levando até o Eye Film e aos jardins de Touhuistuin e um que leva até Amsterdam Noord, com um caminho um pouco mais longo.

O serviço de ferry boat da NDSM é gratuito e eles partem atrás da Central Station.

 

Visita guiada e degustação na cervejaria Brouwerij’t IJ

Todos sabem que a visita à Fábrica da Heineken é o passeio mais conhecido dentre as cervejarias de Amsterdam. Porém, se a intenção é visitar uma cervejaria sem gastar ou até conhecer outra além da Heineken, a cervejaria Brouwerij’t IJ oferece visitas guiadas e degustações.

Além de experimentar uma das melhores cervejas da Holanda ainda é possível conhecer a maior coleção de garrafas de cerveja da Europa.

As visitas e degustações gratuitas acontecem toda as sextas, sábados e domingos às 15h30.

 

Visita e degustação na destilaria Wynand Fockink

Além das cervejas, a Holanda também é conhecida pelo Jenever, uma bebida parecida com o gim que é produzida a partir da destilação do malte. Na destilaria Wynand Fockink você pode conhecer como essa bebida é produzida, aprender como beber da forma tradicional, além de degustar os tipos de Jenever vendidos pela destilaria.

As visitas e degustações gratuitas acontecem somente aos sábados, das 14h às 15h.

 

Vista panorâmica Centro de Ciências NEMO

O Centro de Ciências NEMO, aquela construção em forma de barco na beira do rio, proporciona uma vista única de Amsterdam. Mesmo quem não visita o museu pode aproveitar o espaço, que durante o verão, fica cheio de espreguiçadeiras para aproveitar o sol e o visual.

A entrada no museu é paga, porém a visita ao telhado é gratuita e o local funciona das 10h às 17h.

 

EYE Film Instituut Neederland

Conhecido como o museu do cinema de Amsterdam, o EYE Film possui um enorme acervo envolvendo o cinema holandês e mundial, praticamente o paraíso para os amantes da sétima arte.

Assim como o NEMO, o EYE Filme também abre seu terraço durante o verão e disponibiliza cadeiras para os visitantes apreciarem a vista.

As entradas para a exposição permanente no porão e para o terraço são gratuitas, já as exposições temporárias são pagas. O EYE Film funciona todos os dias, das 10h às 21h.

 

Cannabis College

Ao contrário do que muitos pensam, a maconha é levada a sério em toda a Holanda. A “Faculdade da Cannabis”, que fica no Red Light District, é o lugar ideal pra você acabar de uma vez por todas com qualquer preconceito que envolva a planta.

Frequentada por médicos, pesquisadores, estudiosos e especialistas no uso terapêutico da Cannabis, a Cannabis College disponibiliza gratuitamente um grande acervo de livros, revistas, publicações científicas e documentários para os interessados sobre as propriedades medicinais da famosa maconha.

A entrada é gratuita e a Cannabis College funciona todos os dias, das 11h às 19h.

 

Stadsarchief

O Stadsarchief é o arquivo municipal de Amsterdam e fica em um imponente prédio em  Vijzelstraat. No local é possível conhecer mais sobre a história de Amsterdam e da própria Holanda, através de fotos, cartas particulares, mapas secretos e outras antiguidades do acervo.

A entrada no Stadsarchief é gratuita e o local funciona de terça à sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos das 12h às 17h.

 

Bimhuis

Se você é do tipo de viajante que gosta de curtir uma boa música e até arriscar uns passinhos de dança, o Bimhuis é o seu lugar.

Toda terça-feira à noite acontecem apresentações de jazz e outros estilos musicais totalmente gratuitas. Durante essas apresentações o palco também é aberto para artistas que queiram mostrar seu talento em um dos espaços mais consagrados do cenário europeu.

As apresentações gratuitas acontecem todas as terças, a partir das 20h, exceto nos meses de julho e agosto.

 

Concertgebouw

Reconhecida como uma das mais importantes salas de concertos de toda a Europa, o Concertgebouw ocupa uma construção que é considerada um dos maiores exemplos da arquitetura neoclássica em Amsterdam.

Praticamente todos os concertos por lá são pagos, mas uma vez por semana acontecem apresentações gratuitas de música clássica, que duram em média 30 minutos.

As apresentações gratuitas acontecem todas as quartas, às 12h30, entre os meses de setembro e junho.

 

Dutch National Opera & Ballet

Assim como o Concertgebouw, o Dutch National Opera & Ballet também realiza apresentações gratuitas durante o horário de almoço, uma vez por semana. Nessas apresentações de 30 minutos é possível curtir um pouco uma das companhias de balé mais conceituadas da Europa e até mesmo ouvir uma boa ópera.

As apresentações gratuitas acontecem todas as terças, às 12h30, entre os meses de setembro e maio.

 

Pacific Parc

Amsterdam é uma cidade repleta de clubes, bares e baladas, mas a maioria deles cobram entrada. O Pacific Parc realiza festas gratuitas durante alguns dias da semana e acabou se tornando uma alternativa pra quem quer se divertir e economizar.

Essas festas contam com DJ’s tocando clássicos do rock e soul, bartenders e pista de dança liberada. O visitante só paga o que consumir.

As festas acontecem todas quintas, sextas e sábados. O local abre às 11h, porém o agito começa mesmo depois das 23h.

 

Schuttersgalerij

A Schuttersgaerij, uma das inúmeras galerias do Museu de Amsterdam, é considerada uma das jóias escondidas da cidade.

Localizada na esquina da Begijnhof, essa pequena passagem guarda, em seu valioso acervo, alguns pequenos retratos de guardas civis, do mesmo estilo retratado na famosa obra “A Ronda Noturna”, de Rembrandt.

A entrada na Schuttersgalerij é gratuita e o local fica aberto todos os dias, das 10h às 17h.

 

Begijnhof

O Begijnhof, um pátio rodeado por casas do século XVII e um belo gramado, é considerado um refúgio de calmaria, no coração de Amsterdam.

Acessível por um portão em uma rua movimentada no meio da cidade, o ambiente é extremamente silencioso, ideal pra quem gosta de apreciar a arquitetura holandesa e curtir um pouco de tranquilidade. No pátio também existe uma pequena igreja protestante e uma capela católica.

Por ser um local público, o Begijnhof possui entrada gratuita e fica aberto durante todo o tempo, apenas a igreja e a capela fecham em determinados horários.

 

Vondelpark

O mais famoso parque de Amsterdam fica perto da Praça dos Museus e é um lugar excelente pra quem gosta de curtir a natureza, pedalar e até fazer um piquenique.

Repleto de árvores, lagoas, pântanos e muitos casais apaixonados, o Vondelpark também conta com uma grande fauna, complexos culturais e apresentações artísticas durante o verão.

Por ser um local público, o Vondelpark possui entrada gratuita e fica aberto durante todo o tempo, apenas os complexos culturais e restaurantes fecham após o horário comercial.

 

Albert Cuyp Markt

Considerado o maior mercado a céu aberto da Europa, o Albert Cuyp Markt é um daqueles lugares que todo viajante que passa por Amsterdam precisa conhecer.

Localizado próximo à fábrica da Heineken e do Rijksmuseum, ao todo são 260 barracas onde é possível encontrar roupas, frutas, peixes, livros, eletrônicos e muita comida.

Como trata-se de um mercado público, obviamente a entrada é gratuita e o Albert Cuyp Markt funciona de segunda à sexta das 9h às 17h.

 

Noordermarkt

Localizado no meio da uma área histórica de Jordaan e rodeado de pequenas ruas, canais e árvores antigas, esse charmoso mercado possui um toque romântico e uma boa variedade de produtos.

Aos sábados é possível encontrar produtores regionais vendendo frutas e verduras orgânicas, já às segundas-feitas é possível encontrar roupas de segunda-mão, no estilo brechó. O local é ideal para sentar e observar o dia a dia dos holandeses.

O Noordermarkt possui entrada gratuita e funciona toda segunda, das 9h às 14h, e todas os sábados das 9h às 16h.

 

Dappermarkt

Um dos mais tradicionais mercados de Amsterdam, o Dappermarkt acabou se tornando um ponto turístico na cidade. Por lá é possível encontrar de tudo, desde roupas, artigos para a casa, frutas, verduras e muita comida.

Além de toda a beleza que um mercado de rua, também é possível experimentar o famoso sanduíche de peixe defumado e quem sabe levar algum souvenir pra casa.

Por ser um mercado público, o Dappermarkt possui entrada gratuita e funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h.

 

Bloemenmarkt

Fundado em 1862, o famoso mercado de flores fica localizado no canal Singel e grande parte de suas barracas estão sobre a água.

Nesse mercado é possível encontrar tudo relacionado à jardinagem, desde sementes e terra, até ferramentas. O principal atrativo do Bloemenmarkt, sem dúvida nenhuma, são as lindas e famosas tulipas holandesas.

Além das barracas, o local possui também alguns cafés, coffeshops e outras lojas, tornando-se um verdadeiro ponto turístico.

Por ser um mercado público, obviamente a entrada é gratuita e as barracas ficam abertas de segunda à sábado, das 9h às 17h30, e aos domingos das 11h às 17h30.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá!

    Procurando nos sites da cervejaria e da destilaria não encontrei nenhuma informação sobre os free tours.
    Eles ainda acontecem?
    Posso reservar com antecedência?

    Ah, e adorei as dicas sobre as atrações, muito legais! Parabéns pelo blog =)

    • Olá, Mickaela! Fico feliz que tenha gostado das dicas!
      Os tours acontecem, sim! Mas pelo que sei não é possível reservar o tour gratuito.
      Caso queira confirmar com eles, os telefones são: Brouwerij’t IJ +31 20 6228325 e Wynand Fockink +31 20 6392695.

  2. Estamos pensando em chegar a Amsterdam por volta do dia 11/12 de novembro, meu receio é de que esteja muito frio… Poderiam me dizer algo sobre a temperatura média nesta época?

    • Em novembro a temperatura já está baixa, em torno dos 8°C, já que é outono. Prepare-se também para as chuvas, que são mais intensas durante essa época, mas nada que atrapalhe sua viagem.

DEIXE UM COMENTÁRIO