Como ver o Papa no Vaticano

Qualquer que seja a sua religião, doutrina ou crença, visitar Roma e não ver o Papa é um desperdício tão grande quanto ir à Istambul e não visitar a Hagia Sofia, ou até mesmo viajar à Israel e não conhecer os locais sagrados dos judeus.

Ver o Papa ao vivo e ouvir e participar de um de seus encontros não é uma tarefa tão simples como parece, mas com um pouco de planejamento e antecedência, é possível conciliar o seu roteiro pela capital italiana com as aparições do sumo sacerdote da Igreja Católica.

Existem 3 ocasiões principais onde é possível ver o Papa:

 

Audiência Geral às quartas-feiras (Undienza Generalle)

Praticamente todas as quartas-feiras, às 10h30, acontece uma audiência geral com o Santo Padre na Basílica de São Pedro ou na Praça São Pedro (o local varia de acordo com o número de fiéis).

Antes de começar a audiência, o Papa percorre praticamente toda a Praça São Pedro, acenando para as pessoas presentes e até parando para cumprimentar algumas delas. Durante a audiência, é feita uma catequese onde são abordados alguns temas importantes da atualidade e realizas liturgias da Bíblia.

Para participar, é recomendável reservar um ingresso gratuito com a Prefettura della Casa Pontificia. Essa reserva geralmente é feita via fax e somente o Vaticano pode emitir os ingressos.

Papa Francisco cumprimentando os fiéis, antes da Audiência Geral.
Papa Francisco cumprimentando os fiéis, antes da Audiência Geral.

Também é possível solicitar um ingresso gratuito diretamente no Portone di Bronzo, um dia antes da audiência. Nessa opção, podem haver filas e o risco de não haver ingressos é grande.

Em algumas situações, o Vaticano não solicita o ingresso na entrada da audiência, liberando a entrada para todos os fiéis presentes. Mas é sempre bom se prevenir e garantir o ingresso, mesmo que não seja necessário. A reserva do ingresso é importante pois, dessa forma, o Vaticano sabe a origem dos visitantes e, se necessário, traduz a audiência para outros idiomas, além de citar os países dos visitantes na benção final.

Papa Francisco durante a Audiência Geral.
Papa Francisco durante a Audiência Geral.

No dia da audiência, é importante chegar uma hora antes para conseguir um lugar sentado e próximo ao Papa. Geralmente a Praça São Pedro fica lotada e as filas para passar nas inspeções de entrada (raio-X e detectores de metais) são longas e demoradas.

 

Angelus dominical

Todos os domingos, exatamente ao meio-dia, o Papa realiza uma oração mariana, conhecida pelos católicos como Angelus, e em seguida uma benção aos presentes na cerimônia.

Durante o Angelus, o Papa aparece em uma das janelas do Palazzo Apostolico, que fica na lateral da Praça São Pedro.

Essa cerimônia é mais rápida que a Audiência Geral e não requer ingressos ou reservas antecipadas.

É importante ficar de olho no calendário do Vaticano, já que durante os meses do verão europeu o Angelus acontece na residencia de verão do Papa, em Castel Gandolfo.

 

Feriados católicos e eventos especiais

Também é possível ver o Santo Padre durante suas aparições nos feriados católicos, como o Natal e a Semana Santa, e também em missas de beatificações e canonizações, geralmente realizadas na Basílica de São Pedro.

Há também a possibilidade de ver o Papa em alguns eventos especiais, realizados em igrejas fora do Vaticano, porém esses eventos são raros e geralmente fechados, ou com acesso limitado.

Praça São Pedro lotada de fiéis, durante a Audiência Geral.
Praça São Pedro lotada de fiéis, durante a Audiência Geral.

É importante lembrar que todas as aparições públicas do Papa são gratuitas. Apesar de muitas empresas venderem ingressos para as audiências gerais e passeios que incluem o Angelus, nenhuma pessoa terá privilégios durante esses eventos.

COMPARTILHAR

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO