Primeiramente, a região Sul do Brasil é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quem reside em outros do território nacional até pode imaginar que encontrará apenas cenários gelados e baixas temperaturas em praticamente todo o ano.

No entanto, o Sul do Brasil oferece as mais variadas e memoráveis experiências para os seus visitantes. A temperatura média da região sul gira em torno de 20 °C com chance de neve nos pontos mais altos durante o inverno. Por isso, muitos turistas optam por conhecer essa parte do país durante o período mais frio do ano.

Definitivamente, há diversos locais para se divertir no Sul do Brasil na estação mais gelada do ano, que estão devidamente preparados para dar o suporte aos visitantes. Todavia, não é somente o frio que essa parte do país tem a oferecer. No verão, as temperaturas passam dos 30 °C em boa parte das cidades, algo incrível para quem gosta de pegar uma praia.

Então, quer conhecer alguns pontos turísticos do Sul do Brasil? Vamos lá?

Sul do Brasil
FOTO: Sul do Brasil

Porque os destinos do Sul são legais

Ao contrário de outras partes do país, as estações são bem estabelecidas nos estados do Sul. Portanto, é essencial pesquisar e se ajustar às particularidades de cada lugar que se visitará para ter certeza que é realmente uma parada desejada em mais um destino do Brasil.

Além disso, a cultura no Sul do Brasil tem muita influência dos imigrantes europeus. Por exemplo, Blumenau realiza anualmente a Oktoberfest, um conhecidíssimo festival repleto de tradições, cultura e gastronomia alemão. Esse evento sempre acontece no mês de outubro.

No entanto, os estados também desenvolveram as suas próprias tradições culturais e proporcionam festas, celebrações e destaques incríveis. Todavia, não dá para falar dos atributos do Sul sem citar a famosa bebida produzida com mate, o chimarrão.

5 lugares tops do Sul do Brasil

Que tal conhecer cinco locais indispensáveis na sua jornada pelo Sul do Brasil? As opções incluídas na nossa lista oferece desde praias, serra, cenários gelados e até natalinos. Vamos lá?

Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu
FOTO: Wikimedia Commons

O Parque Nacional do Iguaçu é conhecido mundialmente pela natureza exuberante e as fantásticas cataratas. Qualquer passeio pelas quedas d’água é inesquecível. Além disso, o turista não deve perder a oportunidade de conhecer os dois lados do parque, bem como as cataratas no território argentino.

Curitiba, Paraná

Curitiba
FOTO: Flickr

Curitiba é uma cidade que fornece atrações para todos os gostos e ainda tem um dos dez passeios de trem mais incríveis do planeta. Outra sugestão é o passeio de trem até Morretes ao longo de 110 km em um local com maior área preservada de Mata Atlântica do país. A capital do Paraná também oferece um ônibus da Linha Turismo, onde dá para conhecer muita coisa!

Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado
FOTO: Gramado

Gramado e Canela são paradas obrigatórias para qualquer pessoa que sonha em curtir o inverno e conhecer a neve. Com fábricas de chocolate, restaurantes e outros estabelecimentos na rua Coberta, o turista adorará cada refeição. Nas festas de fim de ano, a cidade é ainda mais memorável com inúmeros espetáculos artísticos!

Florianópolis, Santa Catarina

Florianópolis
FOTO: Flickr

A capital de Santa Catarina é um ambiente que conta com praias famosas, mas sem deixar de oferecer recantos mais isolados e tranquilos junto à natureza. As rotas gastronômicas também são imperdíveis, como também a intensa vida noturna de Floripa! Por fim, o turista pode fazer um passeio de barco da Costa da lagoa cachoeira!

Ilha do Mel, Paraná

Ilha do Mel
FOTO: Wikimedia Commons

Voltando ao Paraná, quem quer se encantar com o Sul do Brasil precisa conhecer a Ilha do Mel. Um local onde somente se alcança com barcos e automóveis não são liberados. Esse é um paraíso fantástico bem no meio do mar.

Dicas para curtir mais

Todavia, a lista com cinco pontos turísticos do Sul do Brasil ainda é pouco. Por isso, citaremos mais alguns locais imperdíveis nesse cantinho do país. O Rio Grande do Sul ainda oferece a lindíssima Bento Gonçalves que fica somente a duas horas de Gramado. O local é rico histórica e culturalmente, bem como emana beleza e conta com uma vasta gastronomia. O visitante deve aproveitar para conhecer as vinícolas locais e fazer um passeio na Maria Fumaça.

Já Santa Catarina esconde um cenário lindíssimo com o ‘Caminho dos Canyons’, em Praia Grande, perto da divisa com o RS. Com paisagens sensacionais, a cidade é pequena, mas compensa com maravilhas da natureza. Ainda em Santa Catarina, o turista pode mudar totalmente de cenário e partir para o litoral na Praia do Rosa, em Imbituba. Essa é considerada uma das mais bonitas do estado e é um espetáculo durante o verão!

Cuidado com o sol!

No fim das contas, o Sul do Brasil contempla cenários para todos os perfis de visitantes ao longo do ano com serra, praias, montanhas, cidades pequenas, capitais agitadas e muito mais. Por último, o turista precisa tomar cuidado o tempo todo com o sol. Mesmo nos dias frios, o sol é bastante forte e pode causar transtornos a partir de uma exposição sem uso de filtro solar. Portanto, esse item não deve sair da sua lista de viagem para o Norte ou Sul do Brasil!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *