Serra Gaúcha — conheça 4 lugares incríveis

Desde já, a Serra Gaúcha é uma das regiões com cenários e uma atmosfera diferenciados para um país tipicamente tropical como o Brasil. Por isso, o local desperta o interesse de turistas nacionais e internacionais com a sua beleza natural, culinária, construções arquitetônicas e as temperaturas mais geladas, sobretudo, no inverno. Além disso, o visitante pode se deparar com a neve.

Vale salientar que lugares como Gramado, Canela e Bento Gonçalves são alguns dos mais desejados tanto para uma comemoração de Natal cheia de eventos especiais quanto para um final de semana romântico. Isso porque cada um desses municípios possui atrativos e ambientes próprios, que merecem estar na agenda de viagem de qualquer um.

Sendo assim, nós montamos um conteúdo com várias dicas memoráveis para quem está planejando conhecer ou retornar para a Serra Gaúcha. Vamos lá?

Serra Gaúcha
FOTO: Serra Gaúcha

Onde fica a Serra Gaúcha?

Primeiramente, o turista necessita saber a localização da Serra Gaúcha, não é? Como você deve imaginar, a serra é composta por diversas cidades situadas no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e se destaca por seus dois pólos turísticos centrais.

O primeiro é conhecido como a ‘Região das Hortênsias’, onde se concentram as cidades de Nova Petrópolis, Canela e a famosa Gramado. Enquanto o outro é formado pelo ‘Vale dos Vinhedos’, área que contempla Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves.

4 Lugares incríveis da Serra gaúcha

Agora que você já sabe mais sobre a Serra Gaúcha, que tal conhecermos alguns pontos imperdíveis?

Gramado

Gramado
FOTO: Flickr

Sem dúvida, Gramado é a cidade mais conhecida e um dos pontos mais visitados do Brasil. Essa é uma parada obrigatória para quem gosta do inverno, todavia, abriga atrações imperdíveis durante o ano todo. O Natal Luz, os parques temáticos, a gastronomia e a beleza local são apenas alguns dos destaques dessa cidade.

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula
FOTO: Wikimedia Commons

Esse destino na Serra Gaúcha também é ótimo para quem gosta de curtir o frio, sobretudo, muito bem acompanhado. Um dos lugares mais famosos é o Lago São Bernardo, com um visual memorável, especialmente, quando o ar gelado gera uma névoa bem perto da água. A natureza dá o toque final nesse cenário maravilhoso.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves
FOTO: Wikimedia Commons

Quatro palavras para lhe convencer a visitar esse destino: a capital nacional do vinho. Com parreiras e vinícolas espalhadas por todos os lados, a cidade ainda oferecer um passeio de Maria Fumaça para incrementar a sua experiência.

Cambará do Sul

Cambará do Sul
FOTO: Flickr

A natureza é o principal destaque dessa cidade na Serra Gaúcha com os maiores cânions do país na divisa com Santa Catarina. Os cânions mais famosos são o Itaimbezinho e Fortaleza, entretanto, os turistas podem aproveitar as trilhas para desbravar cachoeiras, córregos e muito verde na região.

Quanto custa essa viagem?

Certamente, o valor de uma visita à Serra Gaúcha depende consideravelmente do período do ano e de sua duração. Isso acontece porque uma viagem marcada para o final do ano coincide com as festas de Natal e réveillon, algo extremamente popular na Serra Gaúcha e desencadeia o aumento dos valores. Em contrapartida, uma visita programada para a baixa temporada pode sair mais econômica. Tudo depende do seu planejamento. Por isso, vale a pena fazer uma simulação de valores antes de decidir pegar a estrada até a Serra Gaúcha.

Dicas para aproveitar mais a viagem

Certamente, a tarefa de citar apenas quatro locais na Serra Gaúcha é muito difícil. Portanto, separamos mais algumas dicas para tornar a sua viagem ainda mais completa.

Bom Jesus

A cidade de Bom Jesus conta com uma atmosfera bem interiorana com destaque para a Barragem do Rio dos Touros e a Rota das Cascatas, um passeio no meio da natureza.

Vacaria

Já Vacaria é famosa por ser a ‘terra do rodeio internacional’, a principal festa tradicionalista do Rio Grande do Sul. A cidade também chama a atenção pela enorme produção de maçã, a catedral de pedra e o Parque das Cachoeiras.

Antônio Prado

A Serra Gaúcha ainda oferece o município mais italiano do país, com parte da população ainda se comunicando no idioma italiano. Além das tradições, a área central de Antônio Prado é deslumbrante pela preservação das construções originais em madeira.

Informações e cuidados importantes

Em conclusão, a Serra Gaúcha oferece destinos que contentam praticamente todos os perfis de turistas. Por exemplo, quem aprecia um vinho e quer ter a experiência completa deve se encaminhar para o Vale dos Vinhedos. Esse local está ficando cada vez mais popular entre os apreciadores da vinicultura e os casais apaixonados que aproveitam o clima romântico local. Assim, o visitante pode se divertir com passeios aos parreirais e as vinícolas.

Enquanto aqueles que preferem uma hospedagem fora da agitação de Gramado podem se beneficiar da estrutura da vizinha Canela. Preparada para receber esse fluxo de turistas, a cidade fornece acomodações dos mais variados locais e fica a uma distância apropriada para não comprometer a sua programação. Por último, uma ida a Serra Gaúcha vira algo sensacional em qualquer estação do ano.

Deixe um comentário