Se você quer conhecer o litoral de Alagoas e fugir do movimento e agitação de Maceió, Conhecer as piscinas naturais de Maragogi é o roteiro perfeito para você, a apenas alguns quilômetros da capital.

Conhecida como o Caribe Brasileiro, Maragogi é uma cidade de muitas belezas, sendo um dos maiores polos turísticos do Brasil, e, claro, um dos conjuntos de piscinas naturais mais cobiçados do litoral nordestino.

Por isso, se você se convenceu e quer saber como chegar a esse paraíso natural, não se preocupe.

Nesse conteúdo você vai entender o que são as piscinas de Maragogi, como funcionam os passeios de barco até lá, qual a melhor época para visitar o local e muito mais. Tudo para te proporcionar a melhor experiência de viagem possível.

Piscinas naturais de Maragogi
Foto de Alex Braga no Unsplash

O que são e onde ficam as piscinas naturais de Maragogi?

Começando pela parte principal, vamos entender o que são as piscinas naturais de Maragogi, e onde exatamente elas ficam.

Sendo um dos principais pontos turísticos do Alagoas, as piscinas naturais nada mais são que um conjunto de piscinas formadas pelo mar e composta por recifes de corais, que se espalham pela maior parte da Costa de Maragogi.

Com uma beleza comparável ao mar do caribe (daí o apelido), essas reservas abrigam muita vida marinha, além de águas cristalinas e lugares para mergulho simplesmente deslumbrantes.

Uma curiosidade importante, é que a maioria delas fica a uma distância mar adentro das praias do município. Por isso, para visitá-las, você precisará fazer um passeio de Catamarã ou lancha até lá, opção que deixa a experiência ainda mais incrível.

Quanto custa o passeio para as piscinas?

Já que mencionamos os passeios, é hora de falar deles com mais detalhes. Afinal, eles são uma parte importante da viagem para Maragogi.

Como dissemos acima, existem duas opções mais comuns para chegar até as piscinas naturais de Maragogi, cada uma com seus custos e detalhes particulares.

Os passeios de catamarã, que você pode contratar tanto nos hotéis e pousadas da região, quanto nos restaurantes de beira de praia, costumam ter preços que variam entre R$70,00 a R$100,00 por pessoa, com custos adicionais para tirar fotos e alugar equipamentos de mergulho.

A outra opção são os passeios de lancha, que costumam ser mais baratos, com valores que giram em torno de 75 reais por pessoa. Mas, como é de esperar, eles não comportam muitas pessoas, sendo uma desvantagem, caso você esteja viajando com amigos ou com a família.

Apesar disso, por ser mais privativo, o passeio de lancha costuma ser mais recomendado pelos turistas em geral, sendo a opção perfeita para quem quer curtir um mergulho na calma e tranquilidade das águas cristalinas de Maragogi.

Como funciona o passeio?

Como funciona o passeio
Foto de bconzi no Pixabay

Sabendo quanto custa cada passeio, e os tipos que você pode escolher, é hora de entender como eles funcionam na prática, e o que esperar ao contratar esse serviço.

Os passeios geralmente saem de cada praia que tenha suas piscinas naturais, oferecidos por agências de turismo, pelos hotéis da região, ou mesmo por trabalhadores locais, que também fazem o trabalho de guias particulares.

Para chegar até as piscinas naturais de Maragogi, cada barco precisa sair em um horário de maré baixa, deixando a praia geralmente 30 minutos antes do ponto mais baixo da maré.

Chegando ao destino, os turistas desembarcam nas piscinas, e curtem o local por um período de 1h30min, até o início da alta da maré, o aviso de que já é hora de voltar.

Apesar de ser muito simples e divertido, o passeio para as piscinas pode trazer dificuldades para os turistas de primeira viagem. Então, aqui vão algumas dicas:

  • Chegue no local de saída do passeio com no mínimo 2 horas antes do horário marcado, para garantir a baixa da maré;
  • Pergunte aos nativos como funciona cada piscina da cidade. Existem 4 por lá, e os guias podem te enganar, levando o barco para alguma que você não esperava.

Principais piscinas naturais de Maragogi

Principais piscinas naturais
Foto cedida por Pixabay

Já que estamos falando sobre as principais piscinas naturais de Maragogi, é hora de entender melhor quais são elas, e o que você pode esperar ao visitar cada uma.

Como dissemos acima, existem 4 principais complexos de piscinas em Maragogi, e essas são as opções que você terá ao visitar o local, mas cada uma delas é um pouco diferente. Então vamos entendê-las.

Galés

As galés são o principal complexo de piscinas naturais de Maragogi, e o mais visitado pelos turistas.

Elas ficam próximas ao Hotel Salinas de Maragogi, e são as piscinas com a água mais profunda das 4, chegando a 2 metros de profundidade.

Taocas

As Taocas são quase uma continuação das piscinas das Galés, ficando um pouco separadas das primeiras. Elas ficam em frente à praia de Maragogi, e são as menores e mais tranquilas para nadar dentre as 4.

Barra Grande

Logo em seguida, temos as piscinas de Barra Grande, localizadas a 2km da praia de Barra Grande.

Elas são as mais rasas de Maragogi, e você pode ir até elas a pé, andando pelos bancos de areia que se formam quando a maré está muito baixa.

Ponta de Mangue

Por fim, temos as piscinas de Ponta de Mangue, as mais novas e bonitas da região.

Elas também ficam a 3 km de distância, dessa vez da praia de Ponta de Mangue, e por serem as mais recentes descobertas por lá, começaram a ser exploradas pelo turismo só em 2018.

Qual a melhor época para visitar Maragogi?

Até aqui, nós já vimos o que são e como visitar as piscinas naturais de Maragogi, além de entender um pouco sobre as principais que você vai encontrar por lá. Mas quando exatamente você pode visitar esse lugar?

Já que dependem das altas e baixas das marés, e até mesmo de um período de sol, as piscinas de Maragogi exigem certo planejamento por parte de quem vai viajar até lá.

Por isso, ao planejar sua viagem, escolha um período entre os meses de Setembro a Janeiro, com um clima menos chuvoso e propício ao banho.

Já para visitar as piscinas em si, uma boa dica é ir nos períodos de Lua Cheia e Lua Nova, quando a mudança das marés está no pico mais alto.

Seguindo esses dois passos, você garante um passeio que vai te proporcionar o melhor que esse paraíso tem a oferecer.

Dicas para curtir as piscinas naturais ao máximo

Agora você já sabe tudo que precisa sobre as piscinas naturais de Maragogi, para curtir uma viagem inesquecível e divertida.

Mas para encerrar esse texto com chave de ouro, preparamos algumas dicas importantes, que vão fazer com que a sua viagem seja muito melhor.

Veja só:

  • Antes de planejar o passeio, consulte sempre a tábua das marés;
  • Leve um Snorkel pessoal, para mergulhar e curtir a vida marinha;
  • Procure sempre uma agência ou guia confiável para fazer um passeio tranquilo e divertido.

Gostou desse conteúdo? Então conte para a gente nos comentários. E sugira temas e assuntos que você também gostaria de ver por aqui. Vamos anotar todas as sugestões.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *