Quem gosta de uma aventura, pode muitas vezes preferir uma viagem mais econômica e estendida por muitos lugares, o tão conhecido Mochilão.

Mas, mesmo sendo muito popular, esse formato de viagem não é tão difundido, e muitas pessoas não sabem como fazer e como entrar nesse estilo de vida.

Se você se encaixa nesse grupo, saiba que fazer um Mochilão na América do Sul pode ser o ponto de partida perfeito.

Com muitas belezas e países de fácil acesso, a nossa porção do continente americano guarda muitas surpresas para quem quer se aventurar por aí com uma mochila nas costas.

Sendo assim, nesse conteúdo você vai descobrir porque fazer essa viagem especificamente, como planejar o seu Mochilão sul-americano, quais lugares visitar na viagem e muito mais. Tudo para conseguir planejar seu passeio da melhor forma possível.

Acompanhe:

Mochilão na América do Sul
Foto de Robert Forever Ago no Pexels

Por que fazer um Mochilão na América do Sul?

O primeiro ponto que devemos considerar ao falar sobre um mochilão na América do Sul, é: por que fazer um? E existem algumas razões para isso.

Como falamos na introdução, a América do Sul é um lugar incrível para quem quer experimentar esse tipo de viagem, já que para entrar na maioria dos países, você só precisa do seu RG, o que é ótimo para os mochileiros que estão começando.

O segundo ponto importante é que, além da facilidade de acesso, nossos países vizinhos realmente guardam muitas belezas para explorar, sendo ótimos destinos de viagem por si só.

Sendo assim, com uma diversidade cultural e geográfica ampla, o continente sul-americano é, apesar de tudo, um lugar perfeito para uma aventura mais econômica, tendo razões suficientes para ser conhecido, e, claro, para começar a sua vida de mochileiro.

O que levar em conta ao planejar um tour pelo continente?

Sabendo por que fazer um mochilão na América do Sul, é hora de falar sobre ele em detalhes, começando pelo que você deve considerar ao planejar uma viagem desse escopo.

A primeira delas é, como já era de se esperar, o custo de viagem.

Sendo um estilo de viagem mais econômico, que costuma envolver um passeio por vários países, ou várias cidades de um mesmo país, o mochilão é uma verdadeira jornada, que exige planejamento, boa hospedagem e transporte, muito mais do que numa viagem comum.

Sendo assim, ao planejar o seu, é importante pesquisar a fundo sobre os custos de cada tipo de transporte e hospedagem dos países e cidades que você vai visitar, entendendo quais deles fazem mais sentido para você, e quanto vai custar cada um.

Por fim, dois outros pontos para colocar no papel, são as restrições de fronteira e contexto cultural e econômico dos países, além da necessidade de entender um pouco sobre cada um deles.

Uma viagem intracontinental não é um passeio de fim de semana, e exige planejamento e pesquisa da sua parte. Fazendo isso, você garante uma viagem incrível e a melhor experiência possível em cada lugar que visitar.

Como fazer um mochilão na América do Sul?

Placas com Destinos
Foto de Carolyn no Pexels

Seguindo nossas dicas, é hora de finalmente entender como fazer um mochilão na América do Sul, levando em conta os principais pontos a considerar nessa viagem.

Escolha os países que você quer conhecer

O primeiro passo na sua jornada de mochileiro é, tão óbvio quanto parece, escolher seus destinos.

Quando se trata de conhecer a América do Sul, muitos países podem vir a mente, e com certeza há muito para conhecer e apreciar por aqui.

Por isso, faça uma lista dos países e lugares que você não pode deixar de conhecer, fazendo uma seleção pessoal e detalhada, que vai te ajudar a montar o roteiro de viagem perfeito para os seu gosto.

Planeje e monte o roteiro da viagem

E falando em roteiro, ele é a próxima coisa que você terá que fazer.

Sabendo bem onde você quer ir e o que quer ver em cada país, crie um roteiro de viagem(link) que faça sentido para você, organizando datas, percurso e lugares que você vai conhecer, além de também considerar o tempo que vai passar em cada lugar, e como vai chegar lá.

Se prepare com antecedência

Por fim, prepare toda a viagem com antecedência.

Uma jornada desse tamanho exige planejamento prévio, e você não vai querer deixar para fazer tudo na última hora.

Por isso, se certifique de comprar todas as passagens, reservar hospedagem e separar equipamento de viagem com pelo menos 6 meses de antecedência, além de abrir um espaço para a viagem na sua agenda pessoal.

Fazendo isso, você garante que nada saia do seu controle, e evita surpresas indesejadas e problemas fora do controle no meio do caminho.

Países sul-americanos que vale a pena conhecer na viagem

Países sul-americanos
Foto de Ricardo Rojas no Pexels

Muito bem, você já entendeu o passo-a-passo para fazer um mochilão na América do Sul com qualidade, e sabe como planejar o seu. Então é hora de conhecer os melhores países para visitar no nosso continente.

Nessa hora, a lista de opções é muito grande, e no fim das contas, a escolha depende na maior parte de você. Mas para te ajudar a se orientar, veja alguns dos países mais visitados e atrativos da América do Sul:

  • Argentina;
  • Chile;
  • Bolívia;
  • Peru;
  • Uruguai;
  • Colômbia.

Vale pontuar, que alguns deles têm seus pontos turísticos mais famosos, que valem a visita por si só, como as ruínas de Machu Pichu e as linhas de Nazca, no Peru, ou o Deserto do Atacama, no Chile.

Sendo assim, ao fazer sua viagem, não deixe de conferir o melhor que cada país tem a oferecer.

Bônus: dica para montar a viagem perfeita para você

Fazer um mochilão pela América do Sul pode ser uma viagem cheia de boas surpresas, perfeita para quem está começando a entender esse estilo de vida. E agora você sabe como planejar o seu da forma certa.

Sendo assim, antes de finalizarmos por aqui, vamos de dar mais uma dica para montar uma viagem perfeita pelo continente:

  • Crie um roteiro circular, começando e terminando a viagem no mesmo país ou cidade. 

Fazendo isso, você consegue aproveitar cada lugar de forma organizada e bem pensada, sabendo por onde começar e onde terminar seu mochilão, e isso te ajudará ainda mais na viagem.

Então, anote essas dicas, prepare a sua mochila, e comece a se programar agora mesmo.

E não esqueça de conferir os outros conteúdos que temos para você no nosso site. Temos certeza de que vão te ajudar!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *