Quando se trata de cidades do Nordeste, Aracaju costuma passar longe da preferência de um turista casual. Mas a capital de Sergipe é com certeza um dos melhores lugares do Brasil para você visitar.
Com opções para todos os gostos, os ponto turísticos de Aracaju são diversos, e mostram a diversidade cultural e de atrações que a cidade tem, fazendo dela um dos destinos mais subestimados do Nordeste.
Por isso, para te ajudar a conhecer mais desse centro sergipano, e entender o que a cidade tem a te oferecer, nesse conteúdo vamos te mostrar o que visitar na cidade, quais praias você não pode deixar de conhecer, o que fazer por lá a noite e muito mais.
Ficou curioso? Então continue lendo.
O que você precisa saber antes de ir para Aracaju?
Antes de qualquer coisa, para conhecer os pontos turísticos de Aracaju que mais se adequam ao seu estilo de viagem, é importante entender um pouco sobre essa cidade, e porque ela é um destino de viagem tão atrativo.
Sendo uma capital totalmente planejada, e uma das cidades mais tranquilas do Nordeste, Aracaju tem todas as qualidades de um centro turístico de respeito, com boas praias, ótimos pontos turísticos e clima propício para relaxar.
Além disso, por ser compacta e bem estruturada, a cidade também oferece boas opções de lazer e esportes, e facilidade de locomoção, o que é indispensável em qualquer viagem.
Por isso, antes de marcar uma viagem para lá, tenha todos esses pontos em mente, e saiba como aproveitar cada parte da cidade de um jeito que melhor se adequa a sua necessidade de passeio.
Quais os principais pontos turísticos de Aracaju?
Depois que entendemos o que levar em conta ao conhecer a cidade, é hora de saber quais são os principais pontos turísticos de Aracaju.
Orlas da Cidade
Sendo uma cidade litorânea, era de esperar que Aracaju tivesse orlas bonitas e atrativas para visitar. Mas elas são de longe as mais bonitas do Nordeste.
Com uma linha de orlas que cobrem boa parte da faixa litorânea da cidade, Aracaju tem ótimas opções para aproveitar durante o dia e também a noite, sendo as mais famosas a Orla de Atalaia, a Orla do Pôr do Sol e a Orlinha do bairro industrial.
Passarela do caranguejo
Outro ponto que é um verdadeiro cartão postal de Aracaju, é a famosa passarela do caranguejo, um ponto bem movimentado da própria orla de Atalaia.
Além da estátua do caranguejo gigante, tão característica da cidade, lá você também vai encontrar diversos bares e restaurantes para aproveitar.
Oceanário
Administrado pelo projeto Tamar, presente no estado de Sergipe, temos o próximo ponto turístico marcante da cidade: o Oceanário.
O Oceanário é um grande aquário para visitantes, com mais de 50 espécies de animais marinhos para você conhecer, sendo uma ótima atração para quem curte conhecer a vida marinha, ou para curtir com toda a família.
6 praias imperdíveis para curtir em Aracaju
Assim como vimos ótimos pontos turísticos de Aracaju, perfeitos para quem curte esse passeio, é hora de falar das praias da cidade, um tipo de atração que vai agradar aos turistas que curtem tomar um Sol e se refrescar numa cidade litorânea.
E elas são:
- Praia de Atalaia;
- Praia de Aruana;
- Praia do Robalo;
- Praia dos Náufragos;
- Praia do Refúgio;
Além das praias, a cidade também possui passeios bem particulares para quem quiser conhecer mais o litoral da região, como os passeios pela Croa do Goré e ilha dos namorados, duas regiões bem peculiares da cidade, que também valem a visita.
O que fazer em Aracaju para quem curte arte e cultura?
Se você leu até aqui, mas é o tipo de turista que prefere conhecer a história de um lugar ao invés de curtir as praias, apreciar a arte e cultura da cidade pode ser a opção certa para você.
Com um centro histórico incrível, museus, teatros e igrejas antigas, não são só os pontos turísticos de Aracaju que vão chamar sua atenção, mas a própria história da cidade pede para ser conhecida.
Por isso ao viajar para lá, não deixe de conferir os lugares históricos mais conhecidos da cidade, como o museu da gente Sergipana, o Palácio olímpio Campos ou a Igreja Santo Antônio.
Esses são destinos imperdíveis, que você não pode deixar de ver.
O que fazer em Aracaju de graça?
Juntamento com os passeios históricos da cidade, Aracaju tem opções para quem não pode gastar muito, com algumas delas sendo totalmente gratuitas, uma ótima maneira de curtir o dia na cidade.
Entre elas estão:
- Os Museus da cidade;
- Os mercados centrais e históricos;
- O Parque dos Cajueiros;
- A própria Orla da cidade.
Além disso, outra opção muito boa, e não tão comum, é simplesmente visitar os espaços públicos em horários específicos, como ver a orla no finzinho da tarde ou no começo da manhã.
A orla e os centros de atividades físicas da cidade, são pontos de uso constante e trânsito recorrente de pessoas. Então, se a sua vontade é pedalar ao ar livre, ou só acompanhar a cultura local, essa opção é uma boa pedida.
E o que dá para fazer na cidade a noite?
E finalmente, como último tópico, é hora de falarmos sobre os pontos turísticos de Aracaju que você pode visitar a noite.
Para a sorte dos turistas, Aracaju é uma cidade de muita atividade, e não é difícil encontrar o que fazer na cidade a noite.
Se você gosta de curtir uma boa música local e experimentar uma comida típica, vale visitar os restaurantes da região da orla da cidade, e também os da orla do caranguejo. Eles são o centro de atividades da cidade a noite.
Outra opção, é conhecer alguns lugares da orla, como as feirinhas de artesanato, ou só caminhar pelo local depois de um bom jantar, apreciando o movimento da região e relaxando em uma noite tranquila.
No fim das contas, as opções são muitas, e tudo depende do que quer fazer. Mas anotando essas dicas, você com certeza já tem por onde começar. Então é hora de se planejar.
Se você quer conferir mais conteúdos desse tipo, não esqueça de dar uma olhada nos outros posts que temos preparados para você, temos certeza de que vão te ajudar.
E não esqueça de deixar suas sugestões de novos temas nos comentários. Vamos adorar conhecer novas ideias de conteúdo e colocá-las em prática.
Wesley Costa é referência entre amigos e seguidores quando o assunto é dicas de viagens. Em 2016, resolveu ser a hora de conhecer o mundo. Sempre com meu Notebook em mãos, não perdia tempo e todos os lugares viravam um relato para os amigos. Mas em 2018 resolveu tornar as dicas publicas para todos. Formado em Publicidade, trabalho exclusivamente aqui no Portal De Mochila e sempre estou de malas prontas para conhecer lugares novos e compartilhar todas as dicas.