Fico realmente encantada como no nosso Brasil há tantos lugares maravilhosos para conhecer. De norte a sul, de leste a oeste, para onde quer que olhemos, há tanta beleza natural e destinos incríveis para visitar. Preparados para conhecer a Serra do Japi?
Pega sua mochila que já estamos de saída!
O que é e onde fica a Serra do Japi?
A Serra do Japi é uma pequena serra localizada no interior do estado de São Paulo na cidade de Jundiaí. Formação rochosa com uma diversidade de tipos de solo. É um Patrimônio Natural com uma extensão territorial de 350 km².
Considerada Reserva da Biosfera da Mata Atlântica por se tratar de uma das poucas áreas ainda conservadas da mesma. Possui uma grande diversidade de fauna e flora ao longo de todo seu território.
Seus visitantes ficam encantados com tamanha beleza e como está bem preservada.
Por que conhecer a Serra do Japi?
Para quem gosta de apreciar belas paisagens, respirar ar puro e um contato mais íntimo com a natureza, a Serra do Japi é o lugar indicado. Seis trilhas, cachoeiras e bosques são seus principais atrativos.
Lugar abençoado por Deus perfeito para aventureiros e amantes da natureza.
Visitado diariamente por estudantes, professores e cientistas à procura de novos conhecimentos sobre natureza e seus biomas ali encontrados. Por mês recebe mais de 380 visitantes.
Principais lugares para visitar na região
– Trilha do Paraíso: uma das trilhas mais pedidas pelos visitantes, com um trajeto de 4,5km. No final da mesma os turistas podem se deleitar e desfrutar da Cachoeira do Paraíso.
– Cachoeira da Morangaba: um dos pontos turísticos mais visitados da Serra. Um verdadeiro paraíso natural para relaxar e se sentir à vontade com um entorno natural espetacular, com queda de água exuberante.
– Fazenda Montanha do Japi: a fazenda fica dentro da Serra do Japi e oferece hospedagem com conforto para seus visitantes. Possui 5 suítes aconchegantes com atendimento vip que farão da sua estadia na Serra muito mais prazerosa. Além de diversos ambientes que farão o hóspede se sentir mais à vontade.
– Trilha da Biquinha: durante seu passeio poderá ter uma bela vista da cidade, além de encontrar no caminho pequenas cachoeiras, com um trajeto de 1,5 km. Por ser uma trilha com um grau de dificuldade baixa é recomendada para todas as idades.
– Cachoeira Serra do Japi: linda cachoeira com águas cristalinas para deleite de seus visitantes. Ótima opção para passar um dia incrível em família rodeado de uma exuberante natureza.
Como curtir as belezas da Serra do Japi?
Para visitar a Reserva Serra do Japi deve-se entrar no site da Fundação Serra do Japi, podendo ver a agenda de visitas e a disponibilidade na data desejada. Logo após, basta mandar um e-mail solicitando a visita e contratar um monitor diretamente para poder realizar o passeio.
São 6 trilhas disponíveis a serem visitadas.
Por se tratar de uma reserva natural em preservação, as visitas ao local são muito bem organizadas, podendo apenas ingressar 15 pessoas em cada trilha ao dia.
Devido aos cuidados que a Fundação tem com a reserva, todos os visitantes previamente devem assinar um Termo de Responsabilidade, e assim poder manter tudo aquilo que é preservado até hoje.
Por se tratar de uma reserva natural os turistas devem seguir à risca as recomendações do monitor, sendo de extrema importância não se afastar do grupo nem do monitor em hipótese alguma.
Está totalmente proibido jogar qualquer tipo de lixo ao longo da trilha, assim como também não se pode pegar nenhuma planta ou fruto para retirar do local.
Há também para quem gosta de acampar um lugar confortável e seguro chamado Sítio Serra das Paineiras. O lugar é idôneo para quem quer um contato mais próximo com a natureza.
Seguindo todas as orientações e recomendações dos guias, o visitante poderá desfrutar e curtir com plenitude as belezas que este lugar exuberante tem a oferecer.
Quanto custa viajar para lá?
Os preços para visitar as trilhas variam de acordo entre 20,00 e 35,00 reais, que são pagos diretamente ao monitor que acompanha o grupo, o qual é contratado no site da Fundação Serra do Japi.
Existem também as fazendas particulares próximas à Serra que oferecem diversos pacotes turísticos com uma série de opções de lazer que valem muito a pena.
Por exemplo, a Fazenda Montanhas do Japi oferece um pacote no valor de 120,00 que inclui café da manhã e almoço, além de atividades recreativas como natação, caiaque, parquinho para a criançada, entre outros. Há diferentes tipos de passeios também na fazenda e são pagos separadamente variando entre 35,00 e 70,00 reais.
Dicas para aproveitar ao máximo um passeio natural
Para aproveitar um passeio ao ar livre como este devemos ter alguns cuidados e levar em consideração algumas dicas para assim poder aproveitar ao máximo todo o trajeto.
Neste tipo de passeios uma vestimenta adequada é muito importante. Roupas e calçados confortáveis farão toda a diferença. O mais recomendado é usar sapato fechado tipo tênis.
Algo que não pode faltar na sua mochila com certeza será um bom repelente e um protetor solar adequado.
Prefira levar alimentos secos, como por exemplo amendoim, barra de chocolate ou até mesmo umas barrinhas de cereais. Biscoitos de sal são uma ótima opção.
A hidratação neste passeio é fundamental! Não pode faltar água suficiente para beber em todo o trajeto, e até mesmo algum suco de sua preferência.
Não se esqueça de sempre levar consigo uma ou mais sacolas plásticas para jogar todo o lixo dentro dela e depois descartá-lo em lugar adequado indicado pelo monitor.
Sempre é bom levar capa de chuva caso ocorra de chover. É melhor estar preparado.
Bom espero tenha gostado do nosso passeio de hoje. Nos vemos na próxima parada!
Mulher cubana que já recorreu um pouco do mundo e hoje nos leva a conhecer os cantinhos mais bonitos do Brasil. Embarca comigo nestas viagens!