Com uma história e cultura milenares, o Egito é um dos países mais incríveis do mundo, e uma viagem para lá é mais que recomendada para quem curte descobrir as origens da humanidade.
E com tanto para ver, conhecer bem as importantes cidades do Egito é tarefa difícil, mas um trabalho bem recompensado, se você souber como fazer.
Por isso, para te apresentar as belezas dos principais centros culturais e históricos desse país, preparamos um guia prático do que você precisa saber para conhecer o Egito, quais cidades você tem que visitar, e o que ver em cada uma delas.
O que você precisa saber antes de ir para o Egito?
Além de ser um dos berços da civilização, o Egito é um país com muito mais história e detalhes culturais do que pode parecer. E para conhecer as cidades do Egito com eficiência, é importante saber o que considerar ao viajar para lá.
Se prepare para as conexões aéreas
Para começar, a primeira coisa que você deve saber ao ir para o Egito, é que não existem voos diretos do Brasil até lá. Por isso, você vai precisar fazer algumas conexões no meio do caminho, que podem ser via Europa, África ou mesmo pelo Sudeste Asiático.
Por isso, antes de preparar a sua viagem, leve esse aspecto em consideração.
O Egito exige um visto de turista
O segundo ponto importante a considerar, é a necessidade de visto para fazer uma visita ao país.
Como em muitos lugares do mundo, o Egito exige um visto de turista para pessoas de fora, mas tirar esse visto é bem mais fácil do que pode parecer.
Apesar de ser possível pedir o documento em uma embaixada do Egito no Brasil, tirá-lo na chegada ao aeroporto do Cairo é bem mais fácil; além de custar menos. Você pode fazer isso com muita facilidade, basta ir a um guichê específico, que fica dentro do aeroporto.
Entenda a complexidade urbana e cultural do país
Por fim, temos um último ponto importante a considerar: a complexidade cultural do país.
Por serem regiões intensas, com muita influência da cultura muçulmana e muita história, algumas cidades do Egito podem ser muito difíceis de explorar, com uma complexidade urbana complicada para quem chega lá a passeio.
Por isso, ao viajar para lá, contrate um guia local de viagem, ou mesmo uma agência especializada, e tente entender ao máximo a cultura local. Isso vai te ajudar a evitar problemas e dores de cabeça indesejados.
Melhores cidades do Egito para visitar
Saindo da parte preliminar e entrando no que importa, é hora de falar sobre a grande atração desse país milenar: as cidades do Egito.
Como já dissemos, existe muito mais a explorar do que parece a princípio. Sendo assim, separamos 3 das cidades de mais importância desse país, que você não pode deixar de conhecer.
Cairo (E Gizé)
Cairo, a capital do Egito, e uma de suas irmãs vizinhas, Gizé, são o primeiro ponto de chegada da sua viagem.
As duas cidades guardam, como muitas no país, uma riqueza cultural, de população e histórica que você não vai querer perder, além de um caos urbano que acaba se tornando um charme por si só.
Conhecendo essa região, você vai ter acesso a alguns pontos turísticos icônicos da cidade, como as clássicas pirâmides egípcias, e a uma intensidade cultural rica e pulsante.
Luxor
Conhecida como o maior museu ao ar livre do mundo, Luxor é a próxima cidade importante para visitar.
Carregando ruínas e complexos de templos realmente impressionantes, a cidade é um ponto intenso de turismo, e um dos centros importantes localizados ao longo do Rio Nilo.
Se você gosta de mergulhar na história de povos e culturas antigas, Luxor é parada certa para você, e um prato cheio para os amantes de cultura e história.
Aswan
Um pouco mais abaixo e também no curso do Nilo, vem a cidade de Aswan, localizada a 950 quilômetros do Cairo.
Sendo um centro de comércio e turismo importante, a cidade guarda vários sítios arqueológicos, e possui um movimento mais tranquilo do que as duas anteriores, sendo um lugar ótimo para descansar da turbulência urbana.
O que conhecer em cada cidade?
Sabendo o que esperar das principais cidades do Egito, o próximo passo é conhecer os principais pontos turísticos e atrações de cada uma. E como a lista é muito grande, vamos te poupar tempo, indicando rapidamente os mais importantes de cada local.
Cairo e Gizé
- Museu do Egito;
- Bairro Copta, no Cairo;
- Pirâmides de Gizé;
- A grande esfinge de Gizé.
Luxor
- Templo de Karnak;
- Passeio de balão em Luxor;
- Vale dos Reis;
- Vale das rainhas;
- Museu de Luxor;
- Templo de Hatexepsute.
Aswan
- Obelisco inacabado;
- Templo de Ísis em Aswan;
- Templos de Abu-Simbel;
- Visita aos sítios arqueológicos da região;
- Templo de Edfu de Hórus.
Além desses passeios e atrações, se você estiver com tempo, fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo também é uma ótima opção de passeio, te permitindo conhecer várias cidades e pontos importantes localizados no curso do rio.
Qual a melhor época para ir ao Egito?
Até aqui, já vimos tudo de mais importante sobre as principais cidades do Egito, e como você pode conhecer e aproveitar as atrações de cada uma.
Mas qual seria, no fim das contas, a época ideal para visitar o país?
Já que é um lugar com desertos e temperaturas altas o ano inteiro, o Egito deve ser visitado em épocas de clima mais ameno, entre os meses de Setembro e Abril, com variações de frio e calor entre eles.
Se você procura ir na baixa temporada, os meses para isso são Julho e Agosto, período onde o verão está mais forte no país.
Mas, quanto a isso, vale um alerta: o verão egípcio é um dos mais quentes do mundo, e viajar para lá nesse período significa enfrentar temperaturas de até 48 graus.
Por isso, se você não quer queimar no sol escaldante e perder a maior parte das atrações, talvez essa escolha não seja ideal.
Mas, no fim das contas, tudo depende exclusivamente de você. Então entenda bem suas necessidades e o que está disposto a enfrentar para visitar o país dos faraós.
Conclusão
Agora você já sabe tudo que precisa sobre as principais Cidades do Egito, aprendeu o que levar e conta ao viajar para lá, e qual a melhor época para fazer esse passeio.
Então agora é com você. Anote as nossas dicas, pesquise muito sobre a cultura local, e se prepare bem antes de desembarcar por lá.
O Egito pode ser um país difícil para turistas de primeira viagem, mas com o guia certo, você com certeza vai tirar o melhor do que ele tem a oferecer.
Se curtiu essas dicas, conte para a gente nos comentários. E não esqueça de conferir os outros textos que temos preparados para você.
Boa viagem e até mais.
Wesley Costa é referência entre amigos e seguidores quando o assunto é dicas de viagens. Em 2016, resolveu ser a hora de conhecer o mundo. Sempre com meu Notebook em mãos, não perdia tempo e todos os lugares viravam um relato para os amigos. Mas em 2018 resolveu tornar as dicas publicas para todos. Formado em Publicidade, trabalho exclusivamente aqui no Portal De Mochila e sempre estou de malas prontas para conhecer lugares novos e compartilhar todas as dicas.