Você já pensou em passar as férias curtindo a beleza de Gramado? Então saiba que existem mais 9 milhões de pessoas como você.

Isso mesmo. Segundo uma pesquisa feita pela Semrush, Gramado foi o segundo destino mais procurado do Brasil em 2020 e 2021, com milhões de turistas visitando a cidade todos os anos.

Com tanta procura assim, pode ser difícil saber quando conhecer a cidade, e o que ver por lá em meio a tantas atrações para apreciar.

Por isso, preparamos esse post com os melhores pontos turísticos em Gramado para conhecer numa viagem curta, além de dicas de quando ir para lá, e tudo para aproveitar uma viagem curta pela cidade ao máximo.

Confira:

Pontos Turísticos em Gramado
Foto disponível no Pixabay

Qual a melhor época do ano para conhecer Gramado?

Quem conhece um pouco sobre Gramado, sabe que ela não é chamada de Europa brasileira por acaso.

À primeira vista, a cidade pode parecer um lugar perfeito para quem quer curtir o friozinho do inverno, e ainda contemplar atrações e arquiteturas típicas do velho mundo.

E essa preferência pode levar muita gente a pensar que o inverno é mesmo a melhor época para viajar e visitar pontos turísticos em Gramado.

Mas a verdade é que isso depende muito mais de você.

Apesar de ser um período de alta temporada na cidade, essa estação não guarda tudo que a cidade tem a oferecer, já que, como vamos ver, Gramado tem muitos passeios, e lugares que dá para conhecer em qualquer época do ano.

Nesse sentido, se você não se importa em não curtir o período de frio, o melhor mesmo é acompanhar as épocas de baixa e média temporada da cidade, como os meses de Março e Abril, ou Setembro e Outubro.

Como fazer uma viagem curta para Gramado?

Depois de conhecer a melhor época para ver os pontos turísticos em Gramado, e antes de falarmos deles de fato, aprender a fazer uma viagem curta eficiente pela cidade é essencial, já que é disso que esse post trata.

Por isso, vamos ver um passo-a-passo de como fazer isso.

Saiba o que quer conhecer na cidade

O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é saber de antemão o que você quer ver em Gramado.

Em uma viagem de poucos dias, você não tem tempo a perder, e conhecer a cidade sem um roteiro pronto e bem pensado é o pior que você pode fazer.

Por isso, anote as dicas que vamos dar no próximo tópico, pesquise muito sobre a cidade, e monte um roteiro antes mesmo de comprar qualquer passagem.

Crie um orçamento prévio

Seja em uma viagem curta ou mesmo em um passeio de vários dias, um orçamento e controle de gastos é uma parte que você tem que considerar. E na sua viagem para Gramado, isso não vai ser diferente.

Pesquise bem os custos de tudo que pretende fazer por lá, incluindo passagens, hospedagens e alimentação, e ponha tudo na ponta do lápis.

Dessa forma, você garante um maior controle das despesas na hora de curtir a cidade.

Escolha bem o que levar e onde se hospedar

Essas são duas dicas de ouro em uma viagem curta.

Ao viajar por pouco tempo, arrumar bem sua bagagem, colocando tudo que é essencial, também vai garantir mais comodidade e praticidade no dia-a-dia, assim como garantir um bom lugar para se hospedar.

É fato que procurar hóteis baratos e próximos ao centro da cidade, ou dos locais que você quer ir, ajuda muito quando o assunto é praticidade de viagem.

Sendo assim, essa é uma dica que você não pode deixar passar.

Pontos turísticos indispensáveis em Gramado

Pontos turísticos indispensáveis
Foto disponível no Flickr

Tendo visto como viajar por poucos dias por Gramado, chegou a hora de você conhecer os pontos imperdíveis da cidade, aqueles passeios e lugares que não dá para deixar de ver, mesmo em uma viagem curta.

Veja só:

  • Igreja matriz de São Pedro – Uma das Igrejas mais marcantes da cidade, a matriz de São pedro é também um ponto indispensável para conhecer. Com uma arquitetura linda, ela atrai turistas o ano todo, e além do visual deslumbrante, você também vai encontrar por lá as famosas estátuas dos 12 apóstolos, perfeitas para quem quer garantir uma foto para o Instagram.
  • Mini Mundo – Já pensou como seria ver as maiores maravilhas do mundo em tamanho miniatura? Pois essa é a proposta do Mini Mundo, uma cidade em miniatura que fica dentro do parque de mesmo nome. A atração é tão popular, que se tornou um lugar indispensável para conhecer em Gramado.
  • Snowland – Em terceiro, temos o Snowland, outra das atrações mais incríveis de da cidade. Se você gosta de frio e quer ver neve, esse é o lugar para você. Sendo o maior parque de neves da América Latina, lá você vai poder praticar patinação no gelo, esportes na neve, como esqui e Snowboard, e curtir um clima glacial de -5ºC.
  • Rua coberta – Chamada originalmente de Rua Madre verônica, a rua coberta é, como o nome já revela, uma pequena rua com vários bares e restaurantes da cidade, com o traço característico de ter uma cobertura de acrílico cilíndrica, que se estende por todo o espaço. O Passeio por ela é de graça, e você pode conhecer quando quiser.

Passeios na cidade para quem vai ficar de 2 a 5 dias

Passeios na cidade
Foto disponível no Pixabay

Apesar de ter conhecido os principais pontos turísticos em Gramado, há muito mais o que ver na cidade.

Por isso, se vai viajar para lá e pretende ficar entre 2 a 5 dias, veja essa lista com o que fazer em mais atrações legais de apreciar.

  • Conheça as lojas de chocolate da cidade;
  • Visite as atrações de Canela, cidade vizinha de Gramado;
  • Visite a rua torta;
  • Conheça os Lagos de Gramado;
  • Curta as atrações do Alpen Park;
  • Faça o clássico passeio de Maria fumaça, pela Serra Gaúcha;

Outros passeios, como o Museu do Perfume, A Praça das Etnias e os pórticos da cidade, são mais 3 opções para pôr na lista, e garantem mais coisas para fazer, mesmo com pouco tempo.

Como aproveitar bem qualquer viagem curta

Com tantos pontos turísticos em Gramado para conhecer, viajar para lá pode parecer desafiador. Mas com essas dicas e lista de lugares para conhecer, você vai conseguir se guiar com muito mais facilidade.

Mesmo assim, antes de encerrarmos por aqui, vamos te deixar uma dica valiosa para sempre aproveitar uma viagem de poucos dias ao máximo:

  • Entenda o seu perfil de viagem, adequando os passeios ao seu jeito de viajar.

Se fizer isso, você vai garantir que mesmo em viagens curtas, não fará nada fora do que você gosta e prefere conhecer, aumentando as chances de acertar na viagem e evitar frustrações desnecessárias.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo. Seu feedback é muito importante para a gente!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *